sábado, 7 de junho de 2008

Padre Ventura, a Casa de Ópera e a construção de teatros nos grandes centros

No Rio de Janeiro, pode-se considerar o Padre Ventura como sendo o mais antigo entre os brasileiros que realizaram espetáculos teatrais regulares na cidade. Notícias incertas, mencionam que, além do próprio padre, mulatos e escravos alforriados compunham os elencos das peças apresentadas, e o desempenho não ultrapassava um estágio rudimentar da arte cênica.

A “Casa de Ópera”, onde o Padre encenava seus espetáculos, foi completamente destruída por um incêndio em 1769, possivelmente, quando se encenava a peça Os Encantos de Medéia, de Antônio José da Silva. Há informações também que várias outras “óperas” do Judeu foram ali representadas, o que vem confirmar que o Brasil o descobriu alguns depois de sua morte.

Em fins do século XVIII, Vila Rica, a atual Ouro Preto, já possuía o seu teatro, que o historiador Salomão de Vasconcelos considera o mais antigo da América do Sul. Diamantina, Recife, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e outras cidades participaram desse surto de estabilização cênica.

Cumpre julgar como dado mais positivo das informações o hábito propagado de se construírem “Casas de Ópera”. Procurava-se tirar o teatro dos tablados e dos locais de empréstimo, como as igrejas e os palácios, para uma residência própria. O edifício tendia a fixar a vida cênica. Trazendo-lhe a regularidade, indispensável a um labor fecundo. Plantaram-se as salas, para que os elencos e os autores encontrassem preparado o seu laboratório de trabalho. O vazio do século XVIII pode ser transformado, assim, numa lenta e paciente prestação de um florescimento que viria mais tarde, quando fossem inteiramente propícias as condições sociais.

No início do século XIX, não se alteram muito essas características, sendo necessária a independência política, ocorrida em 1822, para que o país, assumindo a responsabilidade de sua missão histórica, parta em busca de um teatro nacional.

Um comentário:

  1. OLá, meu nome é Eduardo Timbó e sou doutorando pela UFRJ.Faço parte de um grupo de pesquisa recém-formado que intenta, inicialmente, estudar a questão do Padre Ventura e a Casa de òpera que ele mantinha no Rio.
    Você teria alguma bibliografia inical para nos indicar?
    Te agradeço.
    Meu email é edu_timbo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir